terça-feira, 28 de abril de 2009

Vem aí a XXVª

"O sino da torre bateu a anunciar as 18.30h.
O dia caminhava rapidamente para o ocaso.
O grupo, ainda de joelhos, levantou os olhos e rezou mais uma Avé- Maria. E mais outra. E mais outra ainda.
Finalmente, com ar exausto, porém felicíssimo, o grupo, a pouco e pouco, começou a abandonar a capelinha.
Estava a chegar ao fim a XXIVª Peregrinação a Fátima a Pé.
Era a caminhada que faltava. Finalmente, podíamos afirmar com toda a segurança e com toda a convicção: Vem aí a “Vigésima Quinta” – XXVª! A grande Peregrinação dos Alunos da Disciplina de Educação Moral da Escola Secundária de Peniche. A Peregrinação de todas as peregrinações!
Ano 2010 – Bodas de Prata! Ano 2010 – 25 anos a caminhar para Fátima!
De facto, foi na histórica madrugada do 1º dia de Abril do longínquo ano de 1985, que vinte e oito alunos, dois professores, duas mães e uma velha carrinha, que tudo começou…
Ao entardecer do dia 2 de Abril de 1985, o grupo entra finalmente no Santuário e dirige –se para a capelinha. Estava a terminar, a 1ª Peregrinação a Fátima a Pé dos Alunos de “R.M.” da Escola Secundária de Peniche.


Foste aluno da Disciplina de Educação Moral da Escola Secundária de Peniche e participaste na 1ª, na 2ª, na 4ª ou na 6ª Peregrinação? Então estás convidado a andar de novo aqueles, “100kms por Maria”, pois a xxvª é para ti.
Participaste na 7ª, 8ª, 11ª ou 13ª? Então vem cantar nas Caldas da Rainha “quem é que somos”, com a profª Marisa, porque a xxvª é para ti.
Participaste na 15ª, 16ª, 18ª ou 20ª? Estás convidado a almoçar connosco na recta da Tornada e a fazer de seguida seis kms de silêncio até ao “Estica”, porque a xxvª é também para ti.
Participaste na 21ª, 22ª ou 24ª? Então vem recordar e “reclamar” daquelas (malditas) curvas de Alcobaça, que nunca mais acabam…; ou dormir na célebre “Pousada do Morcego”, no Quartel dos Bombeiros ou na Sede dos Escuteiros, porque a xxvª é mesmo para ti.
Participaste em alguma peregrinação como Aluno ou Antigo de Moral? Então vem. Vem connosco recordar aquela “subidazinha”, já muito próximo do final, e de que, estamos certos, guardarás muitas saudades…
Vem! Vem dar as mãos, e, cantar com a voz embargada pela emoção o nosso hino, à entrada do Santuário…
Vem. Vem de novo, ajoelhar, e… rezar aos pés de Maria!
Vem, porque: ” Maria espera-nos…!”
Vem viver e recordar: A Celebração da Reconciliação e da Eucaristia; A Visita de Amor aos Doentes Profundos; A inesquecível e incrível “Discoteca Santuário”; A emocionante Festa do Adeus…; E tantas, tantas outras coisas…!
VIGÉSIMA QUINTA PEREGRINAÇÃO – A Peregrinação que vai reunir a grande Família dos Alunos de Educação Moral da nossa querida Escola Secundária de Peniche, de ontem, de hoje e de sempre…!
Pré-inscrição – Dia 1 de Maio, depois da nossa Festa.
XXVª – Nós também vamos. E tu?
XXVª – Dias 30, 31 de Março e 1 de Abril de 2010.
Falta aproximadamente um ano. Porém, como diz o cântico, “Já se ouvem nossos passos a chegar…”
Mais informações em: xxvperegrinacao-esp.@hotmail.com
http://acaminhada25.blogspot.com/

Prof.ª Cristina Marques
Prof. Francisco Domingos "


(in "Jornal A Voz do Mar")

Sem comentários:

Enviar um comentário