terça-feira, 13 de abril de 2010

XXV Peregrinação a Fátima a Pé
“Viver a experiência de Deus” de 6 a 9 de Abril de 2010

A peregrinação foi aberta a todos os alunos de EMRC (Educação Moral e Religião Católica) da Escola Secundária de Peniche e também a antigos alunos que já tivessem peregrinado anteriormente. Participaram cerca de 300 peregrinos que, acompanhados por uma larga equipa de apoio, totalizaram mais de 350 pessoas ao encontro de Nossa Senhora de Fátima.
Todos fomos a Fátima com a intenção de rezar. Fizemo-lo pela paz no mundo, pela escola, pela visita do Papa a Portugal e pelas nossas próprias intenções. As orações foram feitas de muitas maneiras, mas sempre de coração aberto a Deus. Em grupo ou individualmente, tanto em silêncio como em voz alta, a cantar ou a chorar, ou durante o auxílio dado ao colega mais próximo.
Esta Experiência foi vivida intensamente durante o caminho feito com os outros, na ajuda e na mão que se abriu a quem mais necessitou, na oração, na contemplação da natureza envolvente e, à chegada, no encontro com Maria, na grande Festa da Reconciliação e na celebração da Eucaristia com o Cardeal Patriarca D. José Policarpo. Foram dois dias a caminhar, como que em via dolorosa, dois dias de renovação, como que em via luminosa, e uma vida toda que agora continua, como que uma peregrinação permanente.

O primeiro dia de caminhada efectuou-se entre Peniche e Alcobaça. Todas as pessoas se concentraram na Escola Secundária até às 4 horas da madrugada e, depois da oração da manhã e das diversas recomendações, partimos a pé. Foi feita uma primeira paragem na Amoreira, para pequeno-almoço, enquanto que o almoço foi tomado no final da recta da Tornada, onde se descansou.
Neste momento, já o caminho não era fácil para muitos mas - “Senhor, dá-me a Tua ajuda, porque contigo tudo posso e sem Ti nada sou!”
A tarde iniciou-se com a longa subida até Santo António das Carrascas – Mendalvo. Uma caminhada em silêncio, ao encontro de cada um, no interior do seu próprio coração. Tal como acontece em muitos momentos das nossas vidas, cada peregrino foi convidado a reflectir, contemplando a beleza de Deus. “Porquê eu…? Que caminho…? Que sentido para a vida …? Que compromisso …? Fui escolhido para …! Força, Maria espera-te! Sorri, tu és alegria! Alegra-te porque és amado por Deus!”. Só cada um sabe o que ia dentro de si.
A chegada à frente do Mosteiro de Alcobaça deu-se por volta das 20 horas, onde estavam muitos familiares ali presentes. Seguiu-se o jantar na Escola Secundária D. Inês de Castro em Alcobaça e a dormida no Pavilhão Municipal.
O segundo dia de caminhada iniciou-se na estrada, pelas 6:30, com a oração conjunta do terço, durante um atalho até à Cruz da Légua, onde se descansou um pouco. O almoço foi na Escola Secundária de Porto de Mós. Seguidamente, todos estavam de novo com o pé na estrada, rezando e cantando até Alqueidão da Serra, celebrando a Deus e pedindo-lhe a força que cada um necessita, não apenas para a caminhada do dia mas também para a caminhada da vida.
Após uma curta pausa em São Mamede, caminhou-se com entusiasmo renovado até à chegada ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima, pelas 19 horas. Aí, ajoelhados aos pés de Maria, nossa Mãe, na Capelinha das Aparições, as lágrimas estavam tão irresistíveis quanto libertadoras, a alegria e o agradecimento estavam tão vivos quanto esquecidas as dores e o sofrimento. Há coisas que não se explicam, sentem-se.
Entre peregrinos e familiares, estavam no Santuário várias centenas de pessoas de Peniche. Uma coluna vestida de branco se destacava, era um grupo de 30 peregrinos da Escola Secundária da Lourinhã que, tal como nós fizemos anteriormente, iniciaram este ano a aventura de fazer a Experiência de Deus, na sua 1ª Peregrinação a Fátima a Pé. Entre beijos e abraços, os peregrinos seguiram para o Seminário do Verbo Divino onde jantaram e descansaram.

“Obrigado Mãe do Céu pela força que nos destes a caminhar nestes dois dias e pela tua intercessão durante toda a nossa vida. Obrigado meu Senhor e meu Deus porque junto de Ti sentimo-nos seguros.”

O terceiro dia, começou de manhã com a Festa da Reconciliação, no âmbito da qual cada um reflectiu sobre as suas falhas e pontos a melhorar na sua vida. Todos os que quiseram puderam confessar-se. Connosco, estiveram vários padres, nossos amigos nomeadamente, e para além do Pe. Carlos Caetano que caminhou connosco desde o início, o Pe. Pedro, o Pe. Moisés, o Pe. José Luís e ainda o Diácono Miguel. Para o almoço em família, juntaram-se ainda os director e subdirector da escola prof. Américo e prof. José Diniz e o adjunto do Governador Civil de Leiria Sr. Jorge Sobral.
A eucaristia foi um momento altíssimo, onde tivemos o privilégio de a celebrar com o nosso Cardeal Patriarca, acompanhado com o seu Bispo Auxiliar D. Joaquim Mendes.
Depois do jantar saímos de novo ao encontro de Maria no Santuário, após o que se seguiu uma longa madrugada de muitos testemunhos pessoais, apresentadas individualmente ao grupo, num verdadeiro exercício de partilha e comunhão.
O quarto dia teve, durante a manhã, a Festa do Envio, com a participação do nosso Bispo Auxiliar de Lisboa D. Anacleto Oliveira. Todos os peregrinos foram desafiados a partir em missão para a sua vida quotidiana, pensando um pouco menos nas nossas necessidades e muito mais nos outros que precisam de nós, descobrindo-os e amando-os, na certeza que depois de cada noite há sempre um amanhecer.
Depois do almoço, regressamos a casa, onde continuamos a nossa caminhada de vida, peregrinando dia após dia, com a intenção de recordar sempre o lema do aluno de moral da Escola Secundária de Peniche:
“Deixa por onde fores caminhando brilhante sinal da tua bondade.”
Testemunho de um antigo aluno

Aviso a todos os antigos alunos de moral:
• A XXVI Peregrinação a Fátima a Pé já está agendada para 2011 e ocorrerá de 15 a 18 de Abril. Por incluir um fim-de-semana, espera-se mais compatível com a actividade profissional de cada um. Estão todos convidados a juntarem-se a esta magnífica Experiência de Deus.

Agradecimentos:
• Aos professores Chico e Cristina, pela liderança brilhante e inspiração que provocam nos outros;
• À equipa organizativa e de apoio que foi excelente e está de parabéns. Entre muitas actividades de carácter organizativo, foram prestados serviços de enfermagem permanentes ao longo do percurso a pé, disponibilizando água e alimentos diversos sempre prontos quando mais eram precisos, assistência logística com as malas e dormida dos peregrinos;
• Às forças de segurança (PSP e GNR) que acompanharam toda a caminhada a pé, contribuindo muito para reduzir o risco de qualquer incidente;
• Aos diversos órgãos de comunicação social que informaram sistematicamente as populações e as famílias durante os dois dias de caminhada;
• A todos quantos se preocuparam e apoiaram de diversas formas esta peregrinação.

2 comentários:

  1. Nunca se volta igual...sempre vimos renovados e nunca se conseguira explicar o que sentimos...voltei com Maria no coracao e com a certeza que voltarei sempre que a vida o proporcionar! Obrigada a todos o que fizeram possivel esta caminhada de fe!

    ResponderEliminar
  2. Não podemos ficar indiferentes quando se vive e sente a experiência de Deus nas nossas vidas. Testemunhar ou descrever aquilo que se viveu é quase impossível, pois reduz-se a meras palavras aquilo que nos encheu a alma... É uma paz libertadora, é um silêncio purificador. Vale a pena o esforço e o sacrifício, porque chegar aos pés da Mãe é indiscritivel.
    Obrigado aos Profs Chico e Cristina, às equipas de apoio e à organização e a todos os que contribuíram para fazer da XXVª uma peregrinação inesquecível. Bem Hajam...

    ResponderEliminar